<< Consular
<< Página de início

CERTIDÃO DE CASAMENTO (registro)


Todos os trâmites deverão ser feitos pessoalmente neste Consulado-Geral.
 
- Em caso de dúvida, favor enviar e-mail para:   ou ligar para o telefone 934882288, ramal 228, de segunda à sexta-feira, das 9h30min às 13h.


REGISTRO DE CASAMENTOS

Para registrar no Consulado-Geral do Brasil em Barcelona casamentos realizados na Espanha e obter a correspondente certidão brasileira - a ser posteriormente transcrita pelos interessados em cartório brasileiro, para ter efeito no Brasil - o cidadão brasileiro deverá apresentar a seguinte documentação:

1. Original da certidão "literal" de matrimônio expedida pelo Registro Civil espanhol;

2. Formulário de "Solicitação de Registro de Casamento" (clicar aqui para visualizar e imprimir o formulário ) devidamente preenchido e assinado.

3. Fotocópia do passaporte ou do DNI do cidadão estrangeiro e fotocópia do passaporte ou RG (identidade brasileira) e do CPF do cidadão brasileiro.

4. Fotocópias das certidões de nascimento de ambos, com menos de seis meses de expedição a partir da data do casamento. A certidão estrangeira deve ser a certidão "literal";

5. Certificar-se junto ao Registro Civil sobre o regime econômico matrimonial em que se encontram casados. Aqueles que possuem escritura pública ou pacto antenupcial, em que se declara o regime econômico matrimonial adotado, deverão anexar fotocópia autenticada desses documentos; e

6. Apresentar fotocópia do certificado de seu estado civil anterior  (solteirismo ou divórcio).


CASAMENTOS A SEREM REALIZADOS NA ESPANHA

Os cidadãos brasileiros que se casem na Espanha deverão informar-se junto ao Registro Civil espanhol na localidade onde residam, sobre a documentação necessária para o casamento.
IMPORTANTE: verifique com o Registro Civil espanhol onde serão apresentados os documentos expedidos no Brasil, sobre as exigências em matéria de legalização de documentos no Brasil.


CASAMENTOS A SEREM REALIZADOS NO BRASIL

Para casamentos de estrangeiro a serem realizados no Brasil, os interessados deverão informar-se sobre a documentação necessária junto ao Registro Civil brasileiro, na cidade onde se casarão.