Atendimento ao público

De 2ª a 6ª feira
das 8h00 às 13:30h
(exceto em feriados)


Antes de comparecer ao Consulado-Geral, solicite 

Agendamento eletrônico


Não é necessário solicitar agendamento eletrônico para:

 

Alistamento Militar
Autorização de retorno ao Brasil
CPF
Título de Eleitor

Os pedidos de ARB são atendidos entre 12h e 13h, sem exceções, por ordem de chegada.


Entrega de documentos prontos,

12:00h às 13:00h.

Cultural

Pesquisa

 

acessoinfo

 

Alerta aos Turistas Brasileiros

DICAS DE SEGURANÇA PARA TURISTAS E VISITANTES

A L E R T A

O Consulado Geral do Brasil alerta os turistas brasileiros para a possibilidade de ocorrência de furto de bens pessoais deixados nos quartos de hotéis. A respeito, vale ressaltar que os estabelecimentos hoteleiros não se responsabilizam por bens pessoais (malas, câmaras, dinheiro, etc.) deixados nos quartos de hotéis e/ou nos seus cofres. Somente os bens deixados sob a responsabilidade da administração do hotel, devidamente registrados por escrito, poderão ser objeto de ressarcimento.

Barcelona, como toda cidade turística, não está isenta da ocorrência de furtos, roubos ou golpes aplicados a turistas estrangeiros, sobretudo no período de férias, quando se intensificam essas práticas. Portanto:

Não carregue documentos pessoais junto com dinheiro ou cartão de crédito. Circule sempre com cópia do passaporte e tenha anotado em local seguro o número dos cartões de crédito que possua para cancelamento em caso de roubo;

Não perca nunca de vista malas, sobretudo em hotéis, estações de trens, paradas de ônibus e aeroportos, bem como bolsas, que devem estar sempre à vista e fechadas;

Esteja particularmente atento a estranhos que perguntam sobre endereços ou que esbarram em pessoas em lugares de maior aglomeração - metrôs, lanchonetes, calçadas - visto que um golpe comum é distrair o turista enquanto um terceiro furta a carteira ou a bolsa;

Desconfie de policiais que não se identificarem devidamente.

Não abra o porta-malas do carro diante de todos e tampouco deixe objetos à mostra no interior do carro alugado.

Quando estiver dirigindo, não dê atenção a sinais de pessoas estranhas indicando avarias em seu veículo. Muitas vezes é aplicado o famoso golpe do "pneu furado", quando o motorista é distraído por alguém enquanto um comparsa aproveita-se da situação para subtrair objetos pelas portas traseiras. Procure estacionar apenas em locais seguros, tranque o carro, ligue o alarme e não deixe em seu interior objetos de valor.

Se você foi vítima de furto ou roubo, procure a Delegacia de polícia mais próxima para registrar a ocorrência. Esse registro é um dos requisitos indispensáveis para solicitar novo passaporte junto ao Consulado-Geral, onde você deve informar seu endereço no Brasil, para o caso de eventual devolução desses documentos ou pertences, se encontrados.

Telefone do plantão consular (somente para casos de comprovada emergência): 659 07 80 57


INFORMAÇÕES PARA VIAJANTES QUE CHEGAM A BARCELONA

Não há necessidade de visto de entrada para turistas brasileiros na Espanha, para uma estada de até 90 dias. Tendo em vista que o ingresso na Europa, via Barcelona, dá direito de acesso e circulação por todo o território da União Européia, é conveniente que, ao ingressar, o turista certifique-se de que o seu passaporte foi carimbado, com registro da data de entrada.

No entanto, ao desembarcar, o turista deve estar habilitado a comprovar às autoridades de imigração sua condição de turista. Para tanto, deverá poder apresentar :

  • bilhete aéreo de ida e volta
  • prova de que dispõe de recursos financeiros suficientes para manter-se durante sua permanência comprovante de reserva de hotel, do bairro ou cidade em que reside o anfitrião, que deverá ter residência legal na Espanha.
  • comprovante de seguro-saúde para o período da viagem, de no mínimo 30.000 euros
  • Nos casos de visto de estudante, assegurar-se de que o visto concedido no Brasil permite viajar por outros países europeus.

Note bem:

O Consulado-Geral não pode atuar como agente de imigração junto às autoridades imigratórias da Espanha.

Nestes casos, é necessário consultar as autoridades espanholas, em geral, na região ou cidade na qual se encontra o interessado ou a página www.mir.es, de modo a informar-se sobre todas as questões relativas à permanência, entrada, saída e prorrogações ou mudança de tipo de visto na Espanha.

Veja aqui o que o Consulado-Geral pode fazer por você.

BRASILEIRAS e BRASILEIROS no EXTERIOR

Informações úteis

Clique aqui para abrir o documento criado pelo Ministério do Trabalho sobre a permanência de brasileiras e brasileiros no exterior.

Requisitos para entrada em territorio espanhol.