Atendimento ao público

De 2ª a 6ª feira
das 8h00 às 13:30h
(exceto em feriados)


Antes de comparecer ao Consulado-Geral, solicite 

Agendamento eletrônico


Não é necessário solicitar agendamento eletrônico para:

 

Alistamento Militar
Autorização de retorno ao Brasil
CPF
Título de Eleitor

Os pedidos de ARB são atendidos entre 12h e 13h, sem exceções, por ordem de chegada.


Entrega de documentos prontos, porta B

8:00h às 9:00h.

 

acessoinfo

 

Achados e Perdidos

O Consulado-Geral tem em seu poder documentos e artigos pessoais perdidos ou roubados de cidadãos brasileiros, mas que foram recuperados pelas autoridades locais.

Caso seja confirmada a recuperação pelas autoridades, favor envie um e-mail para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , informando o número de registro indicado no resultado da consulta. Um agente consular responderá a mensagem explicando o procedimento correto para retirada do item do Consulado (veja link), sempre que este estiver de posse da Repartição consular.

Sugere-se que, antes de vir ao Consulado, vá à 'Oficina de Troballes' do 'Ayuntamiento de Barcelona', na Plaça Carles Pi i Sunier, 8 - Barrio Gòtic - 08002 - Telefone: 010 - Fax: 93 413 20 31, a fim de verificar se seus pertences/documentos estão de posse das autoridades locais.

Caso não estejam no Consulado, faça a ocorrência na delegacia de polícia mais próxima de onde ocorreu o fato.

Objetos pessoais recuperados serão guardados na Repartição apenas por 7 dias corridos. O Consulado esclarece que não tem condições de armazenar itens pessoais por período superior por não contar com espaço físico adequado. Sendo assim, passado o prazo, serão encaminhados à doação, reciclagem ou descartados, se for o caso.

Documentos (veja relação neste link) serão guardados na Repartição por 90 dias. Passado o prazo acima, o documento será enviado à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). O Consulado esclarece que, uma vez que o documento seja enviado aos Correios, não será possível, a partir do Consulado, fazer consulta a respeito da situação do documento, devendo o interessado recorrer diretamente aos Correios, por meio do link http://www.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm ou do telefone (+55 61) 3003-0100. Nessa página, também há instruções adicionais sobre métodos de retirada e pagamento de taxas.

O documento, uma vez registrado nos Correios, ficará à disposição do cidadão por um prazo de 60 (sessenta) dias. Findo esse prazo, será enviado ao respectivo órgão emissor, no estado em que foi emitido, e deverá ser solicitado pelo interessado diretamente naquelas unidades.

O passaporte extraviado devolvido à Repartição Consular poderá ser devolvido ao titular, também no prazo de 90 dias, desde que não tenha sido emitido outro passaporte da mesma categoria em sua substituição.