Resultados do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior estrangeiras (REVALIDA)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior estrangeiras (REVALIDA), conforme nota na página http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao.

Dos 884 inscritos em 2012 no REVALIDA, 77 médicos foram aprovados e terão direito de exercer a profissão no Brasil. O participante aprovado deverá procurar a universidade pública escolhida no ato da inscrição do Exame. Caberá à instituição adotar as providências necessárias à revalidação do diploma.

Vale ressaltar que, do total dos 77 candidatos aprovados no exame, 42 são brasileiros, 10 bolivianos, 5 peruanos, 4 cubanos, 3 colombianos, 3 venezuelanos, 2 argentinos, 1 alemão, 1 equatoriano, 1 francês, 1 hondurenho, 1 italiano, 1 paraguaio, 1 português e 1 uruguaio.

Quanto ao país de origem dos diplomas, dos aprovados, 20 são de Cuba, 15 da Bolívia, 14 da Argentina, 5 do Peru, 5 da Espanha, 4 da Venezuela, 3 da Colômbia, 3 de Portugal, 2 da Itália, 2 do Paraguai, 1 da Alemanha, 1 da França, 1 do Uruguai e 1 da Polônia.

O REVALIDA 2012 compreendeu duas etapas, sendo a primeira escrita e a segunda de habilidades técnicas, ambas de caráter eliminatório. A prova escrita foi realizada em Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campo Grande e Brasília. A prova de habilidades clínicas foi feita em Brasília.