Atendimento ao público

De 2ª a 6ª feira
das 8h00 às 13:30h
(exceto em feriados)


Antes de comparecer ao Consulado-Geral, solicite 

Agendamento eletrônico


Não é necessário solicitar agendamento eletrônico para:

 

Alistamento Militar
Autorização de retorno ao Brasil
CPF
Título de Eleitor

Os pedidos de ARB são atendidos entre 12h e 13h, sem exceções, por ordem de chegada.


Entrega de documentos prontos,

12:00h às 13:00h.

 

acessoinfo

 

Comentários sobre a contratação de terceiros (despachantes)

espana

O prédio onde está situado o Consulado-Geral do Brasil em Barcelona também abriga cerca de meia dúzia de empresas que se dedicam ao serviço de "gestoría" (despachante) e tradução de documentos. Infelizmente, nem todas possuem o registro devido, seja junto ao Colegio de Gestores ou ao Colegio de Advogados, não estando, portanto, legalmente habilitados para atuar na área.

É comum, ao entrar no prédio em que está o Consulado-Geral, ser abordado por algum cidadão oferecendo serviços de despachante, tradução, preenchimento de formulários, intermediação de serviços junto ao Consulado ou ainda prometem facilitar a marcação de agendamento eletrônico para atendimento nos setores de passaporte, procuração, legalizações, registro civil e vistos. O Consulado-Geral do Brasil em Barcelona recorda que não tem funcionários fora de suas instalações, situadas exclusivamente na 2ª planta do edifício localizado na Av. Diagonal 468.

É importante destacar que o agendamento de serviços no Consulado é gratuito, e deve ser efetuado por meio do link. Não se deve pagar para que alguém o faça em seu lugar. Os valores cobrados por cada serviço consular estão descritos na tabela de emolumentos consulares (clique aqui para acessá-la).

Sendo assim, por mais que prometam facilitar sua vida junto ao Consulado, essas empresas não estão, de forma alguma, associadas a esta Repartição, ou contam com qualquer espécie de favorecimento ou benefício na tramitação de documentos dentro do Consulado. A contratação dessas empresas não facilitará em nada o seu atendimento. Pelo contrário: poderá até causar constrangimentos, já que são frequentes os relatos de casos de venda de senhas, traduções falsificadas, certidões brasileiras falsas apresentadas por esses tipos de empresas, entre outras práticas ilegais e imorais. O prejuízo dessas práticas recai sempre sobre o próprio cidadão.

Caso o cidadão seja abordado fora das instalações do Consulado (na entrada do prédio ou em outro andar) por alguém apresentando-se como funcionário dele, ou convidado a ir a um outro andar, afirmando que o está levando ao Consulado, estará sendo vítima de um golpe, e deverá denunciar a ação junto às autoridades locais (Mossos d´Esquadra ou Juzgado de Guardia).

Sendo assim, o Consulado-Geral não se responsabiliza por quaisquer danos ou prejuízos de ordem financeira ou contratual que o cidadão venha a sofrer em função da contratação do serviço de terceiros, tais como advogado ou despachante.

Recomenda-se que os assuntos de seu interesse sejam tratados DIRETAMENTE com os funcionários deste Consulado-Geral, dentro de nossas instalações da Av. Diagonal, 468, 2º andar, porta B.

Contudo, se mesmo assim desejar contratar tais serviços, recomenda-se que verifique se a empresa possui um advogado ou gestor responsável devidamente registrado junto aos Colégios de Gestores e de Advogados. Além do mais, certifique-se de que não estão oferecendo serviços desnecessários, apenas para cobrar mais. Para informar-se sobre os requisitos de atendimento, visite o link referente ao serviço desejado aqui na página do Consulado-Geral. Não pague pelo agendamento de serviços pela internet: ele é gratuito, nem pelo preenchimento de protocolos: o Consulado-Geral tem um funcionário na recepção que pode orientá-lo em caso de dúvida.

De qualquer maneira, apenas será aceita a tramitação de documentos por terceiros, sejam despachantes ou não, por meio de procuração registrada em notário, que habilite legalmente aquela pessoa a agir em seu nome, seja para dar entrada em documentos, para acompanhar a tramitação de expedientes ou recolher serviços finalizados.