Atendimento ao público

De 2ª a 6ª feira
das 8h00 às 13:30h
(exceto em feriados)


Antes de comparecer ao Consulado-Geral, solicite 

Agendamento eletrônico


Não é necessário solicitar agendamento eletrônico para:

 

Alistamento Militar
Autorização de retorno ao Brasil
CPF
Título de Eleitor

Os pedidos de ARB são atendidos entre 12h e 13h, sem exceções, por ordem de chegada.


Entrega de documentos prontos,

12:00h às 13:00h.

 

acessoinfo

 

Perguntas frequentes - vistos

1. Já comprei passagem para viajar ao Brasil. Como posso solicitar meu visto com urgência?

O setor de vistos do Consulado-Geral do Brasil em Barcelona não tramita vistos com urgência. Recomendamos iniciar o processo com antecedência e não comprar passagem para o Brasil antes de conseguir seu agendamento on line. Em casos de denegação ou não concessão de visto, o Consulado-Geral não se responsabilizará pelos gastos realizados.

2. Posso começar os trâmites do meu visto por correio postal e buscá-lo de maneira não presencial?

O setor de vistos não aceita processos enviados por correio postal, nem faz envio de vistos, mas é possível que representantes possam tramitar e buscar os pedidos de visto. Nesse caso, os representantes deverão apresentar procuração particular notarial ou declaração com firma reconhecida em notário, exceto se se trata de familiar. Os representantes deverão pagar taxa de 20 euros com antecedência.

Veja comentários sobre contratação de despachantes.

3. Não consigo fazer agendamento eletrônico. Posso começar o trâmite do meu visto sem pedir agendamento?

Não. É necessário agendar dia e hora, o que consiste na etapa seguinte depois de preencher os dados pessoais na página web do Consulado-Geral. Tal procedimento online deve ser feito exclusivamente pelo solicitante, que deverá ler com atenção as instruções para fazer o agendamento.

4. Possuo um visto de trabalho / investimento aprovado pelo Ministério do Trabalho do Brasil. Posso ir ao Consulado-Geral em qualquer dia para buscá-lo?

Não. Se a autorização para visto foi enviado ao Consulado-Geral do Brasil em Barcelona, o solicitante deverá saber como solicitar o visto. Sem agendamento eletrônico não será possível começar o trâmite do visto.

5. Qual é o tempo máximo que posso permanecer no Brasil como turista (VITUR) ou viajante a negócios (VITEM II)?

De acordo com a Polícia Federal brasileira, o tempo máximo de um estrangeiro no Brasil, em viagem de turismo ou de negócio é de 90 dias concedidos na entrada, com a possibilidade de prorrogação de até 90 a mais, totalizando um máximo de 180 dias por ano. A prorrogação não ocorre de forma automática e varia de acordo com a nacionalidade do estrangeiro. Para solicitar a prorrogação, o estrangeiro deve comparecer à Polícia Federal, no Brasil, antes do fim do prazo concedido na entrada no país.

Cidadãos da União Europeia: dispensa de visto por até 90 dias, ainda que devam observar certos requisitos de entrada no Brasil.