Atendimento ao público

De 2ª a 6ª feira
das 8h00 às 13:30h
(exceto em feriados)


Antes de comparecer ao Consulado-Geral, solicite 

Agendamento eletrônico


Não é necessário solicitar agendamento eletrônico para:

 

Alistamento Militar
Autorização de retorno ao Brasil
CPF
Título de Eleitor

Os pedidos de ARB são atendidos entre 12h e 13h, sem exceções, por ordem de chegada.


Entrega de documentos prontos,

12:00h às 13:00h.

Cultural

Pesquisa

 

acessoinfo

 

Jornada Mundial da Juventude 2013: Concessão de Vistos

Tendo em vista a realização no Brasil da Jornada Mundial da Juventude 2013, no período de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, e o compromisso brasileiro de facilitar o ingresso dos estrangeiros que participarão desse evento, estão sendo criadas categorias especiais de visto - Vistos Temporários Especiais (TE) - isentos de emolumentos consulares, tanto aqueles relativos ao valor do visto, como os que se referem a taxas de processamento e de não apresentação de documento de viagem pessoalmente.

Os Vistos Temporários Especiais (TE) estão dispensados da exigência de primeiro ingresso no Brasil em 90 (noventa) dias da data de sua concessão, independentemente da nacionalidade do estrangeiro. Estarão dispensados, igualmente, do critério da jurisdição consular para sua concessão.

A solicitação de visto para menor de 18 anos deverá ser acompanhada de autorização de viagem por escrito de ambos os genitores, responsáveis legais ou autoridade judicial competente, que também devem assinar o Recibo de Entrega de Requerimento (RER), caso o menor viaje desacompanhado ou na companhia de apenas um de seus responsáveis.

Os vistos TE para a Jornada Mundial da Juventude 2013 poderão ser solicitados por terceiros desde que o interessado seja residente na jurisdição consular onde o visto será tramitado. No caso de tramitação de visto para menor, deverá ser igualmente observado o disposto no parágrafo anterior.

Autoridades, peregrinos, voluntários ou jornalistas de nacionalidades isentas de visto de turismo ou de negócios para entrada no Brasil, como a espanhola, estão igualmente isentas de VITUR-TE e VITEM II-TE para participar da Jornada Mundial da Juventude 2013.

Para as nacionalidades que necessitem Visto para entrada no Brasil (ver aqui), deverão observar as seguintes instruções:

a) Membros da Igreja Católica:

Para membros da Igreja Católica em geral (organizadores, participantes, etc) e autoridades locais da JMJ, que deverão assinalar no Recibo de Entrega de Requerimento (RER) a opção "WYD Rio 2013 accredited personnel and volunteers" ou "JMJ Rio 2013 - organizadores e voluntários credenciados" como objetivo principal da viagem na página em inglês ou português, respectivamente.

Tipo de Visto:

  • VICOR-TE (Visto de Cortesia Temporário Especial).

Documentação exigida:

  • Formulário de solicitação de visto, preenchido online, impresso e assinado;
  • Fotografia, de acordo com o padrão;
  • Documento de viagem válido;
  • Apresentação de carta-convite da Arquidiocese do Rio de Janeiro ou do Comitê Organizador Local, ou comprovante de inscrição no evento (e-mail emitido pelo COL) ou carta da diocese local confirmando sua participação.

Validade:

  • O visto será válido até 05/11/2013. No caso de estadas superiores a 90 (noventa) dias, os interessados deverão solicitar o registro diretamente ao Ministério das Relações Exteriores (SERE/DIM) ou por intermédio dos Escritórios Regionais do MRE.

Obs: aos voluntários da JMJ que venham ao Brasil por período inferior a 90 dias será dispensado o mesmo tratamento dado aos peregrinos, sendo-lhes concedido VITUR-TE com a apresentação do comprovante de inscrição. No caso de prazo de estada superior a 90 dias, poderá ser concedido VICOR-TE mediante apresentação de carta-convite do COL.

b) Turistas/Peregrinos:

Para peregrinos, que deverão assinalar no Recibo de Entrega de Requerimento (RER) a opção "WYD Rio 2013 - pilgrim" ou "JMJ Rio 2013- peregrino" como objetivo principal da viagem na página em inglês ou português, respectivamente.

Tipo de Visto:

  • VITUR-TE (Visto de Turista Temporário Especial) .

Documentação exigida:

  • Formulário de solicitação de visto, preenchido online, impresso e assinado;
  • Fotografia, de acordo com o padrão;
  • Documento de viagem válido;
  • Apresentação de comprovante de inscrição no evento emitido pelo Comitê Organizador Local da JMJ.

Caso a Autoridade Consular julgar necessário, poderão ser exigidos documentos adicionais, com base na Lei 6.815/80 e no Decreto 86.715/81.

Validade:

  • O prazo de estada deverá ser de 90 (noventa) dias.

O visto poderá ser utilizado para ingresso no Brasil até o último dia do evento, 28/07/2013, e o prazo de estada é improrrogável.

c) Jornalista e cinegrafistas:

Para jornalistas e cinegrafistas que cobrirão o evento, que deverão assinalar no Recibo de Entrega de Requerimento (RER) a opção "WYD Rio 2013 - press" ou "JMJ Rio 2013 - imprensa" como objetivo principal da viagem na página em inglês ou português, respectivamente.

Tipo de Visto:

  • VITEM II-TE (Visto Temporário II Especial)

Documentação exigida:

  • Formulário de solicitação de visto, preenchido online, impresso e assinado;
  • Fotografia, de acordo com o padrão;
  • Documento de viagem válido;
  • Apresentação de documentação emitida pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ.

Validade:

  • O prazo de estada deverá ser de 90 (noventa) dias.

O VITUR-TE poderá ser estendido a dependente legal que acompanhe o titular de VITEM II-TE e pelo mesmo prazo de estada, sem necessidade de documentação que

comprove credenciamento como "imprensa", desde que seja comprovada a relação de dependência.

O visto poderá ser utilizado para ingresso no Brasil até o último dia do evento, 28/07/2013.